segunda-feira, 4 de maio de 2009

O que é Cutelaria

Cutelaria

O cuteleiro é uma das profissões mais antigas da humanidade, caminhou juntamente com o ferreiro como as duas profissões mais importantes na idade média. O ferreiro se encarregando de “calçar” os cavalos, que eram o meio de transporte mais importante da época, e os cuteleiros se encarregavam da fabricação das armas; ambas tinham o artesanato como forma produção.

Com a revolução industrial no inicio do século XVIII, a profissão de cuteleiro passou a perder importância, pois as indústrias passaram a produzir seus artigos em quantidades maiores em um tempo cada vez menor.

A metalurgia desenvolveu técnicas, conseguindo inúmeras ligas metálicas, porém mesmo com a avanço tecnológico à seu favor, os metalúrgicos chegaram a conclusão que a melhor maneira de se conseguir os melhores resultados na confecção de objetos cortantes, era a forma mais antiga e quase no esquecimento, isto é, utilizando a forja, a bigorna e o martelo para dar ao aço a forma desejada, resistência pretendida (têmpera) e afiação mais duradoura.

Hoje em dia a cutelaria é considerada uma arte, tem um mercado crescente mundialmente; no Brasil existe atualmente em torno de 100 cuteleiros filiados a SOCIEDADE BRASILEIRA DOS CUTELEIROS - SBC, que foi criada em 2001 sob a tutela da AMERICAN BLADESMITH SOCIETY, a maior sociedade mundial de cutelaria.

9 comentários:

  1. Admirável o seu trabalho, a sua arte, Gérson!!! Amei aquela em que consta sua autoria: é longilínea como o pescoço das mulheres de Modigliani...

    ResponderExcluir
  2. Meu pai é o cara.

    ResponderExcluir
  3. Você é um artesão com a sensibilidade de um artista!!! Aliás, você é um artista. Que beleza de formas e de materiais!!! Começo a gostar de facas - mas não de qualquer uma, claro.

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo, já conhecia a sua habilidade com medicina, com estatística, com arcos e flechas...mas esta de cuteleiro, é SURPREENDENTE!!! Grande abraço!!
    Davi Rangel

    ResponderExcluir
  5. Gérson,
    Parabéns pelo resultado do produto.
    Vejo sensibilidade e que você consegue incluir arte no seu processo de fabricação. Taí um apaixonante diferencial que nenhuma indústria no mundo consegue alcançar.
    Valeu!
    Fred Ozanan - cartunista

    ResponderExcluir
  6. cara são muto bonitas suas facas sou totalmente leigo comecei um dia desse a admirar essa nobre arte .sobre o curso quero saber quando tiver um pra 2012 valeu um abraço

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A julgar pelo histórico, competência, empreendedorismo e criatividade do professor Gerson Bragagnoli, a qualidade e brio do produto são incontestáveis...
    Rafael Grotta Grempel

    ResponderExcluir